Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil através da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste, deflagrou a “Operação Irmandade II” em São Domingos. Durante os trabalhos, foram cumpridos seis mandados de prisões preventivas, todos pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, e três mandados de buscas domiciliares, todos no bairro Esperança.
Trata-se de desdobramento de investigação iniciada há cerca de quatro meses, uma vez que, àquele tempo, restou aferido pela Polícia Civil que membros de uma organização criminosa gaúcha estavam se estabelecendo no município de São Domingos e seus derredores com a finalidade de traficar drogas, cujos fatos atrelavam-se, inclusive, à prática de um crime de homicídio ocorrido no final do ano passado em tal cidade.
Após uma primeira fase, deflagrada no último dia 11 de agosto, ocasião na qual, dando-se cumprimento a sete mandados de buscas domiciliares, drogas, arma de fogo e munições foram apreendidas. A continuidade dos trabalhos investigativos pela Polícia Civil resultou nas inúmeras provas que propiciou representação pela expedição de mandados de prisão preventiva em desfavor dos então investigados, o que, após parecer favorável do Ministério Público, foi deferido pelo Poder Judiciário.
As pessoas presas: cinco homens, com idades 26, 22, 24, 24 e 21 anos, e uma mulher de 72 anos.
A operação contou com a presença de cerca de 25 policiais das Regionais de São Lourenço do Oeste e Xanxerê, bem como dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) de São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Itajaí e DEIC, e apoio da Polícia Militar de São Domingos.
Os presos foram encaminhados para o Presídio Regional de Xanxerê e a presa para o Presídio Feminino de Chapecó, onde permanecerão à disposição da Justiça.