A Justiça determinou a internação do adolescente de 16 anos que matou o Homem Aranha da Carreta da Alegria, em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A decisão atendeu a representação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). O crime ocorreu no dia 10 de novembro de 2022.
O adolescente praticou um homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. A medida socioeducativa de internação tem o prazo máximo de três anos e o adolescente deverá ser avaliado a cada seis meses.
Conforme a representação oferecida pela 1ª Promotoria de Justiça de Xaxim, no dia 10 de novembro de 2022, por volta das 23h, o adolescente e um homem foram até a Carreta da Alegria, onde a vítima trabalhava como “Homem-Aranha” e também morava. O veículo estava estacionado no Centro do município.
Ao chegar no local, os dois perguntaram onde estava o “Homem-Aranha” e foram até o espaço destinado para descanso. Na sequência, ao encontrarem a vítima, o adolescente efetuou pelo menos três disparos de arma de fogo. O jovem, identificado como Bruno Viana, de 26 anos, foi atingida no abdômen, não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu.
Motivação
A morte do jovem Bruno Viana foi motivada por ciúmes, segundo apurou a Polícia Civil de Santa Catarina. O assassinato ocorreu ao lado da praça central de Xaxim onde a carreta estava estacionada.
O delegado de Polícia Civil, Wesley Costa, responsável pelas investigações, informou ao ND+ na época do crime, que o suspeito pelo crime, um jovem de 19 anos, já foi interrogado e está preso preventivamente no Presídio Regional de Chapecó.
“O suspeito ficou em silêncio durante as oitivas, mas conforme apurado, Bruno teria se envolvido com a ex-namorada dele, o que, a princípio, motivou o crime”, comentou Costa.
De acordo com a PM (Polícia Militar), o jovem estava conversando pelo celular com uma mulher, com que havia se encontrado momentos antes. Ele estava na carreta ao lado de outro colega quando dois homens o abordaram e disseram que ela era comprometida.
Sem muitas palavras, um dos suspeitos sacou uma pistola e atirou, mas a arma falhou. Bruno teria tentado fechar a porta da carreta, mas o homem voltou a atirar. Um dos tiros atingiu a porta e outro o abdômen de Bruno, que foi socorrido e levado ao Hospital Frei Bruno, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ao ser interrogada, a mulher disse à polícia que era ex-namorada do suspeito pelos disparos e que teve um breve relacionamento com Bruno. O delegado ouvirá outras testemunhas durante a tarde desta sexta-feira (11) e apura a participação de outra pessoa no crime. “Ainda estamos em diligências policiais para esclarecer o que realmente aconteceu”.
Câmeras flagraram correria após tiros
Uma câmera de monitoramento localizada próxima a praça central de Xaxim captou o momento em que duas pessoas se aproximam da carreta. Na gravação é possível ouvir dois tiros e, na sequência, as duas pessoas aparecem correndo.