A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio de policiais civis da Operação Hórus MJSP, na última quinta-feira (20) em Campo Erê, realizava ações de combate aos crime transfronteiriços quando abordaram um veículo que transportava cerca de 260 litros do dessecante PARAQUAT SIGMA, o qual é de uso proibido no Brasil, caracterizando o crime de contrabando.
O motorista do veículo de 37 anos, natural de Barros Cassal/RS e o passageiro de 40 anos, natural de Alpestre/RS foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, onde fora lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
De acordo com o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO) o prejuízo para o crime foi avaliado em R$ 20.000,00 e informa que o banimento do PARAQUATE foi feito em 2020 com base na reavaliação toxicológica da Anvisa, elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A literatura científica demonstra que a exposição ao produto provoca efeitos de extrema gravidade para a saúde humana, que podem levar à morte do indivíduo mesmo se o contato ocorrer com doses pequenas. Segundo a Fiocruz, a exposição ao ingrediente leva à falência de múltiplos órgãos, em especial os rins, pulmões e fígado.