Em virtude da necessidade de manter os atendimentos médicos sem um profissional do programa Mais Médicos, o município de Xaxim designou médico de suporte aos postos sem médico fixo e estava desde o mês passado procurando médico para contratar. Segundo informações, alguns profissionais ficaram receosos de trabalhar em Xaxim já que seria um contrato emergencial e temporário até o concurso. Entretanto o Secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, comentou ao CLICK XAXIM que o problema está sendo resolvido: “conseguimos um profissional que irá iniciar seu trabalho na primeira semana de junho”.
O secretário também falou sobre a dificuldade de encontrar um profissional após a saída da médica Cubana. “Quando o programa encerrou o contrato com os médicos cubanos, uma médica brasileira assumiu o cargo, a mesma atuou pouco tempo no município, até o final de fevereiro. Desde então, foi encaminhado ofício ao programa, solicitando reposição, porém o município não obteve retorno”.
Brasil abre novas vagas
Uma nova rodada de inscrições para o Programa Mais Médicos foi aberta hoje (27) e prossegue até quarta-feira (29). São oferecidas 2.212 vagas para o atendimento na atenção primária à saúde em cerca de 1.185 municípios e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O município de Xaxim tem uma vaga cadastrada no programa e aguarda um profissional.