Bilionário Elon Musk vai trabalhar junto com o político republicano Vivek Ramaswamy na direção de departamento que promete cortar gastos e diminuir burocracia governamental
Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou na terça-feira (12) que o empresário Elon Musk vai assumir o Departamento de Eficiência Governamental em seu governo. Musk vai trabalhar junto com o político republicano Vivek Ramaswamy na liderança da pasta.
O comunicado foi divulgado na rede social X. No texto, Trump afirma que, juntos, “esses dois americanos maravilhosos vão abrir o caminho para que a minha administração desmantele a burocracia governamental, reduza os excessos de regulamentação, corte gastos desnecessários e reestruture as agências federais”.
Vivek Ramaswamy chegou a ficar conhecido como “novo Trump” ao ser protagonista do primeiro debate interno dos candidatos do partido republicano à presidência dos EUA. Bilionário do setor de biotecnologia, Ramaswamy é filhos de imigrantes indianos e se posicionou contrário a qualquer tipo de imigração irregular.
No anúncio, Trump cita uma fala de Musk, em que o empresário afirma que o novo departamento “vai enviar ondas de choque através do sistema, e qualquer pessoa envolvida no desperdício do governo, que são muitas pessoas”.
Prazo para fim dos trabalhos seria 2026
Musk e Ramaswamy receberam um prazo de até julho de 2026 para realizar o trabalho no departamento. Porém, não se sabe se seus cargos também expirariam nessa data.
A forma que o gabinete funcionaria e a função exata dos dois empresários ainda não foi divulgada. A nomeação cita que o departamento será voltado para “liberar nossa economia e tornar o governo dos EUA responsável perante ‘nós, o povo’”.
O presidente eleito tratou o projeto como “o Projeto Manhattan de nosso tempo”, em referência ao plano armamentista que produziu as primeiras bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial. Segundo ele, a pasta vai fazer uma “auditoria financeira e de desempenho completa de todo o governo federal e fará recomendações para reformas drásticas”.
Elon Musk promete ‘transparência’ nas ações do departamento
Nas redes sociais, Musk prometeu “transparência” nas ações do departamento. Ele também pediu para o público participar das sugestões de onde devem ser feitos os cortes. “Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou que não estamos cortando algo que é um desperdício, é só nos avisar”, afirmou.
Elon Musk, dono da Tesla, Space X e da rede social X, foi um dos principais doares da campanha eleitoral do republicano e esteve presente em diversos comícios.
Segundo a Associated Press, o bilionário desembolsou cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão) na campanha do candidato republicano, incluindo sorteios acusados de configurar compra de voto.
ndmais